Com mais de 90 milhões de pequenas empresas na plataforma, o Facebook anunciou esta semana o investimento em três novas ferramentas para facilitar o gerenciamento e a promoção de negócios para pequenos empreendimentos. São elas:
Anúncios automatizados: torna o processo de criação de campanhas mais fácil e intuitivo, em quatro passos simples, baseados nos objetivos de cada negócio.
Agendamentos: possibilita que prestadores de serviço permitam aos seus clientes marcar e gerenciar horários de atendimento por meio do Facebook e Instagram.
Edição de vídeo: ajuda a criar vídeos atrativos, em apenas alguns minutos, pelo smartphone. “Cerca de 81% das MPEs que estão no Facebook afirmam que a plataforma as ajuda a alcançar clientes que, de outra forma, seriam difíceis de acessar.
"Estas novas ferramentas permitem que o empreendedor tenha acesso a recursos de marketing intuitivos e eficientes, que se somam aos esforços para que os pequenos negócios possam criar comunidades ao redor de seus serviços”, diz Patrick Hruby, vice-presidente do Facebook na América Latina.
Pequenos empresários nem sempre têm tempo ou recursos para desenvolver habilidades em marketing, mas isso não deve ser um impeditivo para criar campanhas que gerem resultados. Com os anúncios automatizados é possível eliminar o “achismo” na criação de anúncios. A partir de perguntas simples sobre os objetivos do negócio e da campanha, a ferramenta desenvolve um plano de marketing customizado para o empreendedor.
Patrick ressalta que “os anúncios do Facebook permitem que empresas de qualquer tamanho encontrem pessoas interessadas em seus produtos com um investimento que cabe no seu orçamento. Eles podem ser exibidos no Feed de Notícias, no Stories, Instagram ou via Audience Network”.
Algumas das funcionalidades mais úteis dos anúncios automatizados:
Múltiplas versões de seu anúncio: Permite a criação automática de até seis versões diferentes de um anúncio. O Facebook mostrará sugestões de botões de call-to-action, textos e outros detalhes criativos baseados nas informações da Página. Assim que o anúncio estiver ativo, uma versão com melhor desempenho será destacada.
Sugestões personalizadas de público-alvo: Oferece opções de audiência e recomendações baseadas nas informações da Página.
Recomendação de orçamento que gere resultado: A plataforma recomendará um orçamento com a maior probabilidade de alcançar bons resultados, de acordo com cada objetivo. Mas também é possível que os empreendedores insiram seu próprio orçamento para receber uma estimativa de resultados esperados.
Notificações oportunas sobre seus anúncios: Notificações que ajudarão a saber como estão os anúncios e como melhorá-los. Isso pode incluir sugestões de mudanças, como atualizar uma imagem; ou notificações quando o anúncio começar a gerar lead ou vendas.
Agendamentos no Facebook
As ferramentas gratuitas para negócios também foram expandidas, permitindo realizar e gerenciar agendamentos no Facebook para que clientes novos e atuais reservem serviços com a empresa. O novo recurso permite aceitar compromissos on-line e enviar lembretes aos clientes por meio do Messenger ou mensagem de texto (SMS).
Também é possível personalizar o menu de serviços da empresa, exibir a disponibilidade e aceitar e gerenciar todos os agendamentos diretamente da Página comercial. E para manter as coisas organizadas, podem ser sincronizados os agendamentos de calendário pessoal ou outra ferramenta de gerenciamento de compromissos. A nova ferramenta é gratuita para todas as empresas no Facebook e Instagram, incluindo os lembretes via Messenger e SMS para evitar desistências inesperadas de clientes.
Novas ferramentas de edição de vídeo
Para facilitar a edição de vídeos, três novas ferramentas foram implementadas: corte automático, corte de vídeo e sobreposições de texto e imagem. Essas modalidades estão disponíveis no Gerenciador de Anúncios e no Gerenciador de Negócios e podem ajudar a reduzir os recursos necessários para a criação de conteúdo em vídeo atraente para os negócios.
Na Central de Ajuda de Anúncios do Facebook há mais informações sobre o recorte automático e recorte de vídeos. “Criar conteúdos em vídeos e nos Stories dá a oportunidade de iniciar conversas relevantes com pessoas interessadas em seus produtos e serviços. Introduzimos essas novas ferramentas de edição de vídeos para que os empreendedores e pequenos empresários tenham acesso a recursos intuitivos e simples para tornar suas Páginas comerciais mais interativas”, finaliza Patrick.